Anjo Misantropo - Um livro de Matheus De Giovanni

 

Matheus De Giovanni, o autor

Nasci dia 03 de Setembro de 1988 na cidade de Maringá, no estado do Paraná. Em 2006 comecei o curso de Engenharia Química, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Em 2008, aos 19 anos, fugi às linhas do curso ao publicar meu primeiro livro de contos, de forma totalmente independente.

O início

Desde pequeno escrevia pequenos textos, tanto em cadernos quanto em páginas de Internet. Em meados de 2004 resolvi reuni-los em um único arquivo. Ao fazê-lo, percebi que ali estava relatada boa parte de minha vida até então (o que não era muito em tempo, como pode-se imaginar), e assim o primeiro rascunho do livro foi criado, em um arquivo de Bloco de Notas. Com o passar do tempo, fui adicionando novos textos e lapidando as idéias daqueles já escritos, trazendo-as para o momento atual da época e adicionando/removendo trechos e pensamentos, nunca me afastando da base na qual foram escritas.

A idéia do livro

Após ler inúmeras vezes cada frase para evitar erros, percebi que havia uma linha de evolução nas escritas. Decidi fazer um molde em forma de uma única história. Organizei a ordem dos textos, alternando-as outras inúmeras vezes, até encontrar uma sequência ideal. O formato se manteve até a publicação da primeira edição: um livro de contos independentes, de assuntos variados, mas que se for lido na sequência pode-se perceber que existe uma única história. Até hoje, quando releio o livro, encontro novas mudanças que podiam ser feitas. Como foi dito uma vez, um escritor jamais terminaria seu trabalho se o corrigisse sempre que o ler novamente.

O livro contém textos de várias fases que passei curtas cronologicamente, mas emocionalmente tumultuosas e fortes para qualquer pessoa nesta época da vida. O conto "Previdência" é o mais antigo, escrito no início de 2002, e o conto "Epifania" o mais recente, escrito em Janeiro de 2008. Durante a leitura pode-se perceber que nesses poucos anos passei por muitas fases pessoais, realmente. Neste livro, os leitores vivenciarão parte desta época da minha vida, desde a ingenuidade juvenil até o crescimento, reflexões e maneiras de ver o amor, ódio, amizade, traição, esperança, desespero, vida, morte, entre outros assuntos que o livro aborda!

A publicação

Embora as tentativas de publicação tenham se iniciado quando o livro estava em sua maioria escrito, em 2006, o sucesso veio apenas em 2008. Estes dois anos foram muito proveitosos, pois alguns fatos relevantes aconteceram em minha vida, ajudando na reformulação de alguns textos. Também foi em 2008 que reencontrei um velho amigo Paulo Lombardi, que aceitou fazer as ilustrações, e conheci a digníssima presidenta da Academia de Letras de Maringá, Olga Agulhon, que muito me guiou e aconselhou.

Durantes esses dois anos, varias tentativas de publicações foram feitas. Desde abordagens pela Lei Rouanet quanto propostas enviadas para editoras. Quando nenhuma resposta foi positiva, resolvi publicar independentemente. Confeccionei camisetas do livro para venda, realizei vendas antecipadas de exemplares do livro e com a ajuda de um amigo da Suécia Marcus Rexwall, que doou uma quantia considerável, foi possível realizar este sonho.

A publicação veio em Julho de 2008, no SESC de Maringá. Em agosto realizei uma Tarde de Autógrafos no Shopping Maringá Park, e em Setembro de 2008 fui convidado para participar do evento Luau das Cataratas, no Parque Nacional do Iguaçu, onde eu e minha obra fomos muito bem recepcionados em uma belíssima noite de lua cheia. As fotos destes eventos podem ser encontradas na seção o livro.

Nos dias de hoje

Estou em busca da oportunidade de publicar uma segunda edição do livro Anjo Misantropo, desta vez sob o nome de alguma editora. Quanto a outros livros, um novo projeto está sendo realizado, mas detalhes deste ficarão para mais adiante.

Sob o signo de Virgem, regido pela emoção, e ascendente de Libra, regido pela razão, Sou um Anjo Misantropo nato, sempre buscando a harmonia entre ambos os extremos. E estou seguindo meu próprio caminho.

fotografia de Matheus De Giovanni

Curriculum Vitae

Contato

Formulário e outras informações na Página de contato.